Blog

Havia uma pedra no meio dos Jojos

Jojo

Caso não tenha lido o texto anterior (que você pode ler clicando aqui) recomendo que leia para que você possa melhor entender esse texto.

Você já parou para pensar onde Stone Ocean fica dentro do universo de Jojo’s Bizarre Adventure? Tanto dentro da obra como da perspectiva de quem esta lendo?

É um lugar que acaba sendo muito importante e muito ruim ao mesmo tempo. Acredito que parte da resposta pode estar até na minha experiência pessoal com Jojo’s. Devidamente preparados? Então vamos aos texto:

Dentro do Jojoverso (ficou legal?) Stone Ocean ocupa um lugar importante, é nele que ocorre o resert que dará origem ao universo de Steel Ball Run (parte 7), Jojolion (parte 8) e Jojoland (ainda não definiram o nome da parte 9). É onde vemos Jotaro (o Jojo mais famoso) em suas ultimas batalhas, além de todo seu universo, vou incluir o fato que Stone Ocean é uma excelente obra, stands bizarros, desenvolvimento da protagonista, história do Weather Report… são pontos que merecem reconhecimento dentro do Jojoverso.

Agora temos vem os problemas:
Se formos seguir a ordem dos arcos, Stone Ocean fica bem no meio de Gold Wind e Steel Ball Run, nesse ponto a Jolyne é esmagada pelo peso das 2 partes. O carisma que Giorno e sua gangue tem é algo incrível, eu sei que muita gente começou ou conheceu Jojo’s pela parte 5 (guarde esta informação, ela será importante), os personagens de Gold Wind nos proporcionam momentos formidáveis de interação (ótimos memes saíram das interações) além de lutas espetaculares (com uma excelente animação), posso incluir que Gold Wind esta naquela relação de love-hate discutido no texto anterior, sofrendo do “efeito massa de pão”, muita gente ama o Giorno e tem muita gente que não gosta ou que acha que quase não influencia a “história principal”. Vale a nota que Gold Wind ainda tem um jogo para PS2 lançado em 2002 (na minha opinião o melhor de Jojo). Se de um lado os fãs mais novos, que não tem por hábito lerem o manga, focarem apenas no anime, do outro temos os fãs gostam de ler o manga, e para estes Steel Ball Run é o melhor arco de Jojo’s Bizarre Adventure, com Johnny sendo o Jojo mais desenvolvido e o gigantesco carisma que Gyro Zeppeli carrega (eu mesmo tenho uma tatuagem dele) e de ser o jobro mais bem trabalhado.

Acompanhe a linha de raciocino comigo: se você quiser ler Gold Wind, do que você precisa realmente saber das partes anteriores? Se quiser ler Steel Ball Run, o que você precisa saber das partes anteriores? Tem que ler alguma parte para poder começar SBR ou GW? Para ler ambas, seu conhecimento tem que ser muito raso, as partes anteriores não influenciam tanto assim os eventos de ambas (sendo mais ousado: para ler SBR não precisa saber de nada). Seja por SBR fazer parte de um novo universo, seja por GW ser quase um spin off de Jojo’s. Eu sei que você deve ter algum amigo que falou algo assim “Na parte 6 tem um reset, pode pular pra parte 7” ou então “assiste a parte 5, se gostar, vai ver as outras”.
Agora se você quiser ler Stone Ocean, o que você precisa conhecer antes? Pelo menos ter assistido a parte 3 para uma boa noção do que esta acontecendo (talvez a 4, por causa do conceito da flecha?). Então, para conhecer GW e SBR é mais simples, eu digo isso porquê eu fiz um caminho parecido. Quando eu estava lendo Jojo’s eu li 1,2,3 e 7, não haviam as outras partes traduzidas por completo e para ler SBR só precisava saber que havia ocorrido um reset. Até os scans da época pularam partes pois sabiam não precisava saber muito para ler GW e SBR (meu palpite é que SO foi a ultima parte já concluída a ter sua tradução finalizada). Então é mais difícil começar Jojo por Stone Ocean, o que a torna um arco que só vai ser bem acompanhado por quem já vem acompanhando, dificilmente trazendo público novo para o anime.

Em resumo, se Stone Ocean quiser fazer sucesso, brigar por espaço, vai ter que superar (1) estar no meio de 2 partes muito amadas e cobiçadas (com muita gente querendo que acabe logo SO para começar SBR) e (2) superar o fato que se precisa de um maior conhecimento prévio para que se consiga assistir seu anime.

Agora se ela vai conseguir seu lugar ao sol, bem, só o tempo dirá.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.