Blog

Principais fabricantes de figures de Jojo’s para você começar ou ampliar sua coleção

Muita gente me pergunta sobre as figures, actions, bonequinhos, hominhos, de Jojo’s, então resolvi escrever este texto com a ideia de explicar quais linhas e fabricantes existem. Vou dividir este texto em duas partes, para não ficar muito cansativa a leitura. Na primeira parte vou colocar as principais linhas e fabricantes, na segunda as outras alternativas mais marginais. Vamos lá:

Resultado de imagem para medicos entertainment logo

A principal linha da Jojo’s é a Super Action Statue, abreviado para SAS, da fabricante Medicos Entertainment. A SAS é a linha de articulados e a mais famosa das figures de Jojo’s, além de articulados, todas suas figures costumam vir com mãos, cabeças e, dependendo da figure, algum acessório ligado ao personagem, por exemplo, o Caesar vem com o colar com a pedra de Aja, o Joseph com a besta e o martelo. Também acompanha uma base, dependendo do personagem podem ser duas, e uma barra flexível para deixar o personagem em pé, no ar, como você desejar.


Falar de cores das roupas ou cabelos dos personagens é meio complicado em Jojo’s, Jotaro e Giorno são dois bons exemplos disto, tinham uma cor “padrão” antes do anime e no anime mudou, então a Medicos costuma lançar uma versão “Second” do personagem, onde a muda-se a cor da roupa, do stand, do cabelo…

Os tamanhos variam pela estatura dos personagens, e, um detalhe curioso, os personagens das partes 1 e 2, tem na média 17cm enquanto os demais tem na média 16cm.

Pontos positivos: por serem articulados, pode-se fazer inúmeras poses, vem com mãos extras para ajudar nas poses, as articulações são muitas e bem espalhadas pela figura, sem atrapalhar a estética da figura, coisa que normalmente acontece em uma figura articulada. Outro ponto a favor é que as peças possuem relançamento, evitando que fiquem raras e com preço inflado.

Pontos negativos: das citadas nesta primeira parte do texto, são as que tem o preço mais elevado; tendem a focar nos personagens principais, deixando de lado personagens secundários, como a Lisa Lisa, Doppio, os irmãos D’arby, outros mais. Para fechar, a constante troca de mãos, cabeça e posição pode vir a amolecer as articulações ou quebrar algum encaixe.

Curiosidade: A Medicos costuma lançar peças exclusivas para o evento Wonder Festeval (WF) que ocorre duas vezes ao ano, as peças costumam ter cores diferentes (como Jotaro, Gold Experience Requien…), ou são de personagens que não tiveram nenhuma peça antes, (é o caso do Prosciutto), e, também, acessórios exclusivos de alguma figure pré-existente (cabeça extra do Giorno). Claro, tanto as cores seconds quanto as cores das peças lançadas no WF são supervisionadas e aprovadas pelo Araki. Tem muito mais curiosidades sobre a Medicos e Jojo’s, pra não prolongar este, vou escrever um só da Medicos com mais detalhes.

Resultado de imagem para di molto bene logo

A segunda principal fabricante de figures de Jojo’s é a da fabricante Di Molto Bene, com a linha “Statue Legend”. Agora não estamos mais falando de articulados, mas de estátuas. No caso da Di Molto, não possuem acessórios como  mãos ou cabeças cambiáveis. Falando em estátuas, é a principal linha, tem qualidade de acabamento e as poses são excelentes. Se você é fã de estátuas e Jojo’s, essa é sua linha.

Assim como a Medicos, a Di Molto também tem mais de uma coloração por figura, só o Cream possui 3 paletas de cores. Além das cores serem mais ousadas e fora do tradicional.

Pontos positivos: uma incrível diversidade de personagens, é realmente diverso, temos personagens como o Tonio, Midler, Boingo&Oingo… os detalhes, acabamento, qualidade das peças são incríveis. As poses escolhidas valorizam muito as figuras e os personagens.

Pontos negativos: Seu custo é muito próximo da linha SAS, o que faz muita gente preferir pegar um SAS que uma Di Molto.

Curiosidades: em 2017 a Di Molto foi incorporada à Medicos.

Resultado de imagem para banpresto logo

Por último, mas não menos importante, temos a Banpresto. Existe realmente uma variedade de figuras desta fabricante, de muitos tamanhos e muitos personagens, mas, para facilitar vou falar da linha “DX Collection”. Acho que a Dx Colleticon, e uns derivados, é a linha que mais próximo chega das duas concorrentes.

banpresto jojo_no_kimyou_na_bouken narancia_ghirga guido_mista giorno_giovanna blono_buccellati leone_abbacchio vento_aureo pannacotta_fugo dxf_figure passione~buccellati_team_dxf_figure

Todas as suas figuras são estátuas e, pelas minhas pesquisas, a Banpresto é a que mais lançou peças de Jojo’s, é uma variedade muito grande de tamanho, cores, personagens… o que é mais legal, além de cores, tem peças que são translucidas, como o Crazy Diamond.

Pontos positivos: variedade em todos os sentidos, Banpresto é a que mais tem. O custo benefício dela é outro grande atrativo, diferente das outras duas, ela consegue manter um preço acessível na maioria das suas peças.

Pontos negativos: dentre as três é que as peças menos possuem qualidade, não que ela seja ruim, mas as outras duas são fora do comum, algumas das suas peças possuem um acabamento bem fraco, deixando a desejar na estética.

Curiosidade: é a que mais tem figures de Jojo’s, com algumas das suas peças sendo edições especiais de aniversário do Jojo’s.

Related Posts

4 thoughts on “Principais fabricantes de figures de Jojo’s para você começar ou ampliar sua coleção

  1. Brianbob disse:

    I delight in the details on your web sites. Cheers.

  2. blog3003.xyz disse:

    My brother suggested I might like this blog. He was totally right.

    This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.